O pós-pandemia trouxe uma demanda de empresas que precisaram se reinventar para superar os novos desafios

Para quem quer abrir uma empresa, umas das principais dúvidas é acerca de endereços fiscais, especialmente em se tratando de empresas jovens. Uma outra dúvida é a diferença do endereço fiscal e do endereço comercial, igualmente importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas com funções diferentes.

O endereço fiscal é visto como “sede social” das empresas, formalizando os negócios e centralizando a gestão, além dos fins tributários e formais. Ele precisa ser contratado para a abertura ou transferência da empresa e consta em seus documentos oficiais, assim como no CNPJ e no contrato social, além de já contemplar o endereço comercial.

Já o endereço comercial é aquele que aparece em cartões de visita, sites e peças publicitárias, sendo que a empresa ou profissional pode contratá-lo separadamente. O endereço comercial também dita um certo status da empresa, baseado na sua localização, que pode ser a mesma, ou não, do endereço fiscal.

Nos dois casos é possível que as empresas ou profissionais aluguem salas de reuniões e auditórios para receberem seus clientes e contatos sempre que desejarem.

Para as startups, por exemplo, alugar um espaço próprio para gerenciar suas produções pode ser um passo grande, além de um possível gasto inviável para um primeiro momento. Assim, a tendência é que muitas delas optem por manter suas sedes em coworkings que oferecem seus endereços fiscais e comerciais para as empresas como parte dos pacotes contratados.

Trabalhar em um espaço compartilhado que oferece seu endereço fiscal e/ou comercial, dependendo da necessidade, pode trazer inúmeras vantagens, uma vez que também é possível usufruir de todos os serviços oferecidos dentro de um mesmo ambiente, além de usufruir de uma infraestrutura completa, estabelecer networking e agregar credibilidade à marca.

Censo Ancev 2021

Segundo censo 2021 da Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais (ANCEV), existem mais de 1600 coworkings ativos nas 100 maiores cidades do Brasil. Apenas em São Paulo, são mais de 500 espaços, mas poucos com localizações privilegiadas. Em Sergipe, contamos com mais de 35 locais ativos. Dentre eles estamos nós, JOB Connect – Coworking e Escritório Virtual com um endereço privilegiado na Farolândia, próximo à aeroporto, praias, hotéis da orla e da maior universidade particular.

Oferecemos planos sob demanda para que economize de forma inteligente. Para as empresas que optam por um local de apoio funcional presencial ou híbrido temos ambientes built to suit (ambiente personalizado pelo cliente), contar com a estrutura por diárias de escritório ou até mesmo nas áreas comuns para desenvolver suas tarefas, reuniões e eventos.

“A maior parte de nossos clientes desejam encontrar em nosso ambiente a tranquilidade para desempenhar suas atividades com foco e gerar networking. Um local onde possam hospedar seu CNPJ e terem suas correspondências gerenciadas com segurança em endereço fiscal. Outros, iniciantes, precisam gerenciar os riscos do negócio e para isso precisam investir com inteligência. E como sempre digo o nosso coworker precisa sentir uma sinergia positiva para que seja agradável para ele”, diz o fundador da JOB, Carlos Elpidio Prado.

Fundado em janeiro de 2018, a JOB Connect Coworking e Escritório Virtual é uma empresa Sergipana e atua nacionalmente para atender seus cliente em escritórios compartilhados e que prima pelo atendimento humanizado e mais próximo aos clientes para entender suas necessidades e ajudá-los a enfrenta os desafios do empreendedorismo.