Definir uma estrutura organizada da sua empresa não é fácil, então conheça as siglas do mundo corporativo para ajudá-lo
O mundo corporativo traz diversas siglas que são difíceis de acompanhar, mas extremamente importantes dentro de grandes empresas de sucesso. Por isso, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o que significa as siglas CEO, COO, CMO, CFO, CTO, CIO, CCO e tantas outras.
O primeiro passo é ter autoconhecimento e entender que nem todos os cargos precisam estar presentes na sua empresa. Aliás, muitos deles só começam a aparecer depois que o seu negócio toma uma grande proporção. E, para isso acontecer, alguns cargos estão presentes na estrutura inicial da sua empresa.
Os cargos nada mais são do que diretores dos departamentos da sua empresa. Antes de conhecermos quais são os principais cargos, tenha claro que as siglas sempre vão começar com o C de Chief e terminar com o O de Officer, a única letra alternável será a do meio. Está preparado?
Chief Executive Officer (CEO)
A sigla CEO tomou uma grande proporção na internet, principalmente em tempos de Linkedin. Mas afinal, o que realmente faz o profissional que ocupa o cargo de CEO? Bom, esse é o cargo mais alto da empresa e representa o Diretor Executivo, aquele que tem o poder de decisão.
Portanto, o CEO deve ter a capacidade de negociar e de olhar da porta para fora da empresa. Ele olha o mercado, faz parcerias, conversa com os fornecedores, observa as concorrências e analisa possíveis tendências. É a pessoa mais estratégica da empresa e, normalmente, também é um dos fundadores.
Chief Operating Officer (COO)
Apesar da sigla não ser tão conhecida como a do cargo de CEO, no caso das pequenas empresas, esse é o cargo mais importante. Isso porque, diferente do Diretor Executivo que olha para fora, o COO garante que tudo está bem encaminhado dentro de uma empresa.
Ele é considerado o Diretor de Operações e é o braço-direito do CEO, porque garante a produtividade e a gestão dos recursos. O COO cuida do departamento financeiro, de marketing, de atendimento ao cliente, inclusive da parte de confecção dos produtos ou de prestações de serviços.
Chief Marketing Officer (CMO)
O CMO é o Diretor de Marketing da empresa, responsável por analisar as oportunidades do mercado e criar estratégias para que o seu negócio alcance os objetivos traçados. Ele também é o responsável por fazer a empresa ser reconhecida, principalmente pelo seu público-alvo.
A pessoa que ocupar o cargo de CMO deve ser bastante comunicativa. Primeiro porque vai precisar ter uma comunicação frequente com os outros departamentos para firmar suas estratégias de marketing digital e offline, segundo porque o CMO, muitas vezes, vai ser o rosto da sua empresa.
Chief Financial Officer (CFO)
O CFO é o responsável pela parte estratégica financeira de uma empresa, resumindo, ele é o Diretor de Finanças. Normalmente, não está presente na estrutura inicial do seu negócio. Já que, nesse momento, a função ainda deve estar sob sua responsabilidade.
Depois do crescimento do negócio, ele é necessário por motivos de controle e auditoria. Além disso, você vai estar mais ocupado exercendo as funções do CEO. De qualquer maneira, o CFO é o principal responsável por apresentar aos investidores estratégias para que o dinheiro investido tenha um real retorno.
Chief Technology Officer (CTO)
A pessoa responsável por ocupar o cargo de CTO deve se manter totalmente atualizada, já que a tecnologia de hoje não é a mesma de amanhã. O Diretor de Tecnologias é o responsável por colocar a mão nas teclas e garantir que, por meio da tecnologia, o produto final seja ainda melhor.
O CTO deve trazer inovação para dentro da empresa, mantendo um contato frequente com o CEO e com o COO. Normalmente, esse profissional é graduado em Ciência da Computações ou em áreas equivalentes.
Chief Information Officer (CIO)
O CIO é o Diretor de TI, responsável por toda a parte de informática de uma empresa. Ele busca recursos da tecnologia para o uso interno, sempre pensando nos benefícios e na sua produtividade da empresa. O CIO garante a eficiência dos processos internos, visando a organização e uma comunicação efetiva.
Chief Communications Officer (CCO)
O CCO é o Diretor de Comunicações de uma empresa, ele é encarregado de contatar os meios de comunicação e desenvolver estratégias de branding. O CCO garante que a marca tenha uma boa visibilidade, ou seja, que seja bem vista pelos seus potenciais clientes.
Quais são as outras siglas do mundo corporativo?
- CBO (Chief Brand Officer) – Diretor de Imagem.
- CGO (Chief Governance Officer) – Diretor de Governança.
- CHO (Chief Happiness Officer) – Diretor de Felicidade.
- CHRO (Chief Human Resources Officer) – Diretor de Recursos Humanos.
- CJO (Chief Journey Officer) – Diretor de Jornadas de Trabalho.
- CKO (Chief Knowledge Officer) – Diretor do Capital Intelectual.
- CPO (Chief Product Officer) – Diretor de Produtos.
- CSO (Chief Science Officer) – Diretor Científico.
- CVO (Chief Visionary Officer) – Diretor de Consultoria.
Siglas do mundo corporativo que repetem-se
Existem algumas siglas que se repetem no mundo corporativo, fique atento:
CAO:
- Chief Academic Officer: Diretor Acadêmico.
- Chief Accounting Officer: Diretor de Contabilidade.
CBO:
- Chief Brand Officer: Diretor de Marca.
- Chief Business Officer: Diretor de Negócios.
CCO:
- Chief Communications Officer: Diretor de Comunicações.
- Chief Content Officer: Diretor de Conteúdo.
CDO:
- Chief Design Officer: Diretor de Design.
- Chief Diversity Officer: Diretor de Diversidade.
CLO:
- Chief Learning Officer: Diretor de Educação Corporativa.
- Chief Legal Officer: Diretor jurídico.
Fonte: MarQ Ponto | Fotos de Cottonbro e RF._.studio
Leia também: Anywhere office: saiba como funciona este modelo de trabalho
Deixar um comentário