Você já pensou em ter um meio de pagamento que seja prático, seguro e extremamente rápido? Pois é, este é o PIX. Criamos um conteúdo exclusivo sobre este recurso criado pelo Banco Central para facilitar a vida dos brasileiros. Somos um dos países mais evoluídos recursos bancários. Por incrível que pareça existem locais no mundo que não fazem débito em conta, já imaginou isso?!

Vantagens de usar o PIX

Disponível 24h – Com o Pix você poderá efetuar pagamentos a qualquer hora do dia, inclusive de madrugada, e todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. O valor é compensado imediatamente, diferente do DOC e TED, onde você precisa esperar o horário bancário para fazer a transferência ou aguardar três dias úteis para que o valor entre na sua conta.

Você só precisa ter um smartphone – Esse novo sistema de pagamento é realizado dentro do próprio aplicativo do banco, assim como você já faz com o TED e DOC. E existem três formas para utilizar o Pix:

Chaves Pix: este é o dado que será necessário para enviar um Pix a alguém. Em vez de informar o banco, CPF, nome, número da agência e conta, para enviar um Pix é necessário somente comunicar uma das chaves do recebedor.
Os tipos de chave, ou seja, dados que você pode utilizar para criar uma Chave Pix são CPF/CNPJ, e-mail, número do celular ou chave aleatória. Você pode registrar mais de um e-mail ou mais de um número telefônico como chave.
Como pessoa física você pode criar até cinco chaves, já pessoa jurídica pode ter até vinte. No entanto, não é permitido cadastrar uma mesma Chave Pix em mais de uma conta.

QR Code: quem faz um pagamento pelo Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. E isso pode ser feito a qualquer dia e hora e ser completado em alguns segundos.

Dados pessoais: caso prefira, é possível informar os dados bancários, CPF, nome completo, número da agência e da conta, como em uma transação bancária eventual.

Então, para efetuar um pagamento utilizando o Pix, basta ter um smartphone nas mãos. Com a câmera do seu celular para ler um QR Code, ou simplesmente informar dados (Chave Pix) do recebedor.

É importante lembrar que o Pix também pode ser utilizado para pagamentos em estabelecimentos comerciais, dispensando a utilização do dinheiro em espécie e cartões de crédito e débito.

Rapidez e Segurança – Uma das maiores vantagens é a rapidez na transação com o Pix, que será feita de maneira imediata em até dez segundos. Essa medida vai agilizar muitas operações, e ainda aliviar aquela ansiedade para saber quando o dinheiro será compensado na conta.
A segurança para quem escolher o Pix como forma de pagamento também é outra grande vantagem. As transações terão as mesmas medidas que um DOC ou TED, e o fato de serem mais rápidas e disponíveis 24 horas não traz nenhum tipo de fragilidade na transação. Existirão, no entanto, reduções de limite e número de transações de acordo com o seu perfil na instituição financeira.

Sem Custos – Para pessoas físicas, o Pix é completamente gratuito. Dessa forma, os clientes ficam livres de tarifas. Já para pessoas jurídicas deve haver um valor, ainda não definido, porém menor que o cobrado atualmente em DOC e TED. Cada instituição fará suas regras, consulte-os para conhecer o seu perfil.

Desvantagens em usar o PIX

Adaptação e Tecnologia – Como toda novidade, o uso do Pix passará por um processo longo de adaptação por parte dos usuários, que ainda vão passar por algumas dificuldades corriqueiras e ocasionalmente buscarão suporte nas instituições financeiras.

Esse processo de adaptação, de início, pode gerar algumas dores de cabeça uma vez que você está envolvendo dinheiro e qualquer erro pode comprometer alguma quantia. Mas o seu banco certamente se colocará à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar nessas questões.

Não Atende 100% da População – Outro quesito é com relação ao uso das tecnologias. Apesar de serem totalmente favoráveis, infelizmente ainda não favorecem 100% da população e muita gente ainda apresenta dificuldade em usá-las. Por isso, pode ser um empecilho em alguns casos.

Mas, visivelmente, são desvantagens que não tiram o mérito do novo método de transação financeira e não apagam os inúmeros benefícios que a nova modalidade tem.

E então, gostou da novidade? Já utiliza o Pix? Seu amigo já conhece as vantagens e desvantagens do Pix? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e divulgue a inovação!

E se precisar, já estamos conectados ao PIX para facilitar a sua vida. #VemPraJOB

 

DICAS IMPORTANTES:

  • Se você precisa reduzir custos operacionais, experimente nosso Escritório Virtual.
  • Se precisa de um ambiente adequado de trabalho solicite um Day Use em nosso Coworking.
  • Veja mais serviços em nosso site.

 

Fonte: Caixa Econômica, Banco do Brasil