A nossa relação com o próximo é um dos pontos mais fundamentais para nos definirmos enquanto indivíduos. E isso se estende inclusive à nossa vida profissional. Há tempos que o mundo executivo discute sobre networking, destacando-o como fator indispensável dentro do ambiente de trabalho.

No entanto, o isolamento social que o mundo inteiro está vivendo nos últimos dias por motivo maior de preservação à saúde e à própria vida, assustou muitas pessoas, e cada dia mais tem nos “obrigado” a pensar em novas alternativas.

É possível fazer networking em casa?

A pandemia do coronavírus (COVID-19) colocou em destaque a necessidade do trabalho em Home Office. A realidade atual testa o quão flexíveis podemos ser, e nos desafia a nos reinventarmos.

E meio que “da noite para o dia” o trabalhador e o consumidor descobrem que é possível continuarem produtivos. Com o auxílio da tecnologia, descobrimos que mesmo estando em casa podemos manter ativo esse componente tão importante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional – o network!

Percebemos que novos formatos e novas dinâmicas de trabalho estão se estabelecendo, tanto para o indivíduo se fazer presente dentro da sua área de atuação, como também diante da necessidade de uma recolocação profissional.

Dicas para você interagir nesse período:

Diante deste novo cenário atual, resolvemos trazer algumas dicas pra você continuar interagindo com seus amigos e parceiros profissionais durante essa quarentena. Veja:

  1. Identifique em quais redes sociais estão os seus contatos mais importantes ou a maior parte deles e comece a “trabalhar” sua imagem (perfil) nestas redes para se tornar mais atraente;
  2. Descubra uma “estratégia” que você goste de desenvolver, como por exemplo uma vídeochamada com alguns amigos tomando um cafezinho ou um chá da tarde. E então agende com os seus contatos um horário para tal encontro;
  3. Tenha sempre em mente que um dos principais segredos do networking está mais em servir que ser servido. Estar presente de forma verdadeira na vida das pessoas é o que diferencia os interesseiros dos interessantes.
  4. Pegando o gancho da dica anterior, envie mensagens para as pessoas mais importantes para você, pessoal e profissionalmente. Pergunte como elas estão se adaptando, se você pode ajudá-las de alguma forma; mostre preocupação com o seu bem-estar.
  5. Além das pessoas que já estão em sua lista de contatos, procure novos contatos. Uma ótima rede social para ampliar seu networking profissional é o LinkedIn, pois a sua finalidade é proporcionar troca de experiências com pessoas que compartilham de interesses profissionais muito similares aos seus.
  6. Produza conteúdo! Falar sobre algo que seja realmente relevante, especialmente nesse período de pandemia, mostrará que você está “presente” e “antenado”, e mostrando empatia você conseguirá ficar gravado positivamente na memória dos seus ouvintes / leitores.
  7. Por último e não menos importante, cuide da sua saúde! Estamos atravessando um período de muitas incertezas, e ninguém é imune a esta dor. Você também pode ter dias de insegurança e ansiedade. Respeite seu organismo! Entenda os seus sentimentos. Tire o tempo que você precisar para se autoconhecer e escolher a melhor forma de reagir. Quando se sentir mais disposto, entre contato com os seus amigos!

No entanto, não se isole por muito tempo. A Bíblia nos diz em Eclesiastes (cap. 4 vs 9 e 10) Dois são melhores que um, porque têm um bom retorno pelo trabalho: Se alguém cair, seu amigo pode ajudá-lo. Mas tenha pena do homem que cai e não tem ninguém para ajudá-lo!

Hoje, a empatia e a solidariedade estão acima dos lucros. Vivemos um momento onde demonstrar amor ao próximo se faz mais necessário que nunca. Então não perca tempo e ligue agora mesmo para alguém especial pra você!